/* Widgets

Fui acusada de Ladra

 Que mundo é esse ? onde só porque sou negra não sou bem vista por onde passo ao entrar em um loja, supermercados,empresas, meios sociais , as pesssoas rotulam nossa raça como pessoas de baixo nível  generalizando isso constantemente.

“O racismo não é um problema dos negros, mas da sociedade brasileira”, diz Marcelo Dias

Tudo aconteceu no ano de 2012, eu tinha 17 anos e Jennifer Oliveira minha irmã tinha 14 anos na época ao sair do colégio 12:20 minutos  decidimos entrar no super mercado Semar localizado aqui na cidade onde moramos Suzano - Sp, como sempre sou observadora e pude notar que os fiscal do mercado dobrou sua atenção sobre nós, bem mais isso não me intimidou pois levei aquilo como normal .

Na hora da compra me abaixe para pegar um produto no nivel baixo das pratileiras, nesse momento estava com minha mãos cheias e não conseguiria carregar mais nada, foi quando então coloquei meu celular debaixo das minhas axilas para que assim eu pudesse carregar o que eu queria comprar, acredito que nesse momento deu a entender que eu tivesse roubado alguma produto, então ao finilizar as compras já no estacionamento em direção a saída somos bruscamente arrastadas pelos braços e levadas a força para os fundos do super mercado, a caminho fomos vitimas de xingamentos horríveis, chegamos nos fundos fomos recebidas aos berros de uma fiscal de loja  que nos acusava de ladras, foi quando fiquei extremamente nervosa e comecei a chorar, pedimos para chamar nossos pais mais não quiseram chamar acredito que tinham a ciência que estavam errados, até que ela pediu para jogarmos violamente nossos pertences de nossas bolsas no chão, e como costume eu sempre carrego produtos de higiênes pessoais e por conhecidência estavam lacrados pois eu havia comprado um dia anterior, bom foi muito dificil essa situação ela  acusou e percebeu que eram falsas suas acusações pediu para que fossemos embora pelas portas dos fundos e falou que por conta de umas pessoas outros pagam.

Agora me diz onde fica a nossa dignidade ?  fiquei por 2 meses sem entrar em nenhum supermercado fiquei com traumas, afetou meu emocional. Fizemos boletim de ocorrência e depois de 4 anos vecemos essa causa recebemos um indenização e desculpas pelo ocorrido. 
Advogada Dulcenéia dos Santos.
 Temos que honrar nossa cor, nossa raça, nossas raizes seja ela qual for , tenho orgulho da minha raça da minha raíz.

Deixe seu comentário.
@sarah_ooliveira
Minha Tia Dulcenéia  
Contato : 959307248 (Tim) - 997332392 (Vivo)




Documento  

16 comentários:

  1. É absurdo um País como o Brasil onde a maioria é marginalizada como se fosse a minoria. País onde a hipocrisia reina. Parabéns Sara.

    ResponderExcluir
  2. Graças q Deus deu td certo pra vcs, demorou mas a justiça foi feita! É um absurdo esse tipo de situação, que infelizmente no nosso país acontece. Ótimo vc ter posto isso há pessoas que passam por essa situação e essa postura de ficar calado não pode ser mais act.
    Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei pois quero que minha história sirva para outras como inspiração.
      Muito Obrigada !

      Excluir
    2. Graças a Deus deu tudo certo <3

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O melhor de tudo foi o pedido de desculpas formalizado na ata de audiência, o valor material em nada nos importa, mesmo porque a honra tem valor inestimável, como eu disse a vitória foi o reconhecimento do erro, fato que foi até elogiado pela juíza que disse que foi a primeira vez que ela viu uma ação onde o objetivo foi a reparação moral, parabéns a todos nós que nos recusamos a nos calar diante de qualquer injustiça... Bjs meninas...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Há 1 ano e meio atrás praticamente a mesma situação aconteceu comigo. Eu entrei no supermercado Nagumo aqui da Vila Amorim(Suzano) e fui comprar um produto que para o meu azar não tinha naquele dia. Logo fui em direção a saída do mercado e por estar saindo sem nenhum produto o segurança do mercado desconfiou que eu havia roubado algum produto (Pelo menos foi isso que ele alegou pra minha família quando voltamos depois da confusão). Com essa desconfiança o segurança me seguiu até a rua que fica de frente pro mercado me acusando de ter roubado, eu me defendi verbalmente e educadamente mais não contente o segurança me agrediu e no calor do momento eu troquei socos com ele. Socos que o deixaram marcados. Como havia dito depois dessa confusão minha família voltou comigo ao mercado cobrando alguma atitude dos donos e gerente, voltamos lá junto com a policia. Infelizmente o segurança já tinha saído do local e nada foi feito.

    Decidimos então registrar um BO e entrar com um processo, porem por estar marcado com os socos(na verdade é pelo fato de eu ser jovem e negro) a justiça brasileira não acreditou na minha versão da história, versão essa que é a verdadeira. Além de ter sido humilhado, perdi a causa e tive que aturar por alguns meses a presença do segurança racista no mercado.

    Nem sempre o racismo é combatido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim nós que somos negros a vida se torna muito mais dificil, mais Deus é digno.

      Excluir
  8. Que bom que saiu vitoriosa dessa!!
    E demorou quatro anos? Imagina carregar essa história por todo esse tempo. :(
    Se houvessem mais pessoas com a sua consciência dificilmente ficaria de graça para os racistas.

    www.acordeivintage.com.br

    ResponderExcluir